segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resuminho do brasileirão!

Camaradas, com o término da rodada nessa segunda- feira, dia das crianças, por falar nisso, parabéns a todos os pequeninos que mais tarde serão a solução ou mais problemas para o mundo cão que vivemos, depende de como os educamos!
Bem, falemos do Flamengo que parece ter se acertado, e mesmo sem Adriano, servindo a seleção brasileira, conseguiu uma importante vitória sobre o mecânico São Paulo, um dos fortes candidatos ao título. O Rubro- negro carioca empurrado por sua torcida conseguiu uma virada sensacional conduzido pelo craque "Pet"! Quem disputa uma vaga na Libertadores abra o olho com o time carioca. Tentando abrir 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, o Palmeiras pousou em Recife e dançou um Frevo legal, voltou para São Paulo carregando 3 gols na conta! O Timbú atropelou o Verdão e não deu chances para o líder do campeonato que mantém a disputa aberta.
Queria falar do Internacional, dizer que ele se recuperou bem e que vai começar uma grande perseguição ao Palmeiras, mas... não passou de um empate sem graça com o fraco Atlético- PR, mais uma vez ele decepcionou. A equipe sente muito a saída de Nilmar, este era o verdadeiro craque da equipe, porém, não dá pra competir com Euros! Uma notícia boa, o Flu venceu e começa a criar novas esperanças para a torcida, parece haver uma faísca no fim do túnel! Ah, amigos, hoje não falarei do Botafogo, ele empatou e não fiquei satisfeito, falarei da falta de consideração da diretoria com a imensa torcida do alvinegro carioca. Muitos torcedores que foram ao Engenhão ficaram do lado de fora, muitos com ingresso. Posso compreender isso porque a torcida nunca lota o estádio, e dessa vez aproximadamente 40 mil torcedores compareceram a casa do amado clube, ninguém esperava isso, nem a diretoria, um dia para se repetir mais vezes, mas só a presença em massa, todos bem acomodados e sendo respeitados. Faremos isso no clássico contra o Flamengo, vamos lotar e fazer uma linda festa!

domingo, 11 de outubro de 2009

"Companheiro, me veja R$ 1 de oxigênio, por favor"!


Amigos, sei que esse já é um tema bastante discutido e que até já estamos saturados de ouvir falar, mas não posso deixar a oportunidade passar para comentar o incidente ocorrido na Bolívia nessa tarde de Domingo, 11/10.
De certa forma, falando como profissional de Educação Física, posso lhes dizer que é uma irresponsabilidade liberar jogos numa altitude como as de La paz, Cuzco, Potosí e Oruro, localidades com mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Do ponto de vista fisiológico seria necessário algum tempo para uma adaptação às condições, de maneira que sem essa possibilidade os jogadores ficam muito vulneráveis a um mal súbito provocado por complicações no aparelho respiratório.
No jogo entre Bolívia e Brasil, válido pela penúltima rodada das eliminatórias para a copa do mundo de 2010 ficou nítida a superioridade dos bolivianos que se aproveitaram do fator "oxigênio escasso", e mesmo com todo o avanço da preparação física no meio esportivo, no qual os atletas são verdadeiros "soldados de guerra", nossos jogadores sentiram não só dificuldade para respirar como a velocidade da bola, que na altitude é bem maior.
O resultado pouco importa, visto que já estamos classificados e lideramos as eliminatórias, mas deixo um apelo para que não tenhamos que perder um craque para deixar o bom senso falar mais alto!